Na França praticamente todos candidatos presidenciais falam abertamente em protecionismo como caminho para reindustrialização e geração de empregos.
A participação ativa do Estado e o protecionismo voltaram ao tabuleiro político após décadas de hegemonia liberal, nos países considerados desenvolvidos o desmanche do Estado de Bem Estar Social já causa enorme insatisfação em grande parte população. Não é a troco de nada que candidatos à esquerda e à direita priorizam a retomada da produção interna em seus discursos.
Enquanto isso, no Brasil, país dos dogmas neoliberais propagados pela grande mídia burguesa, o governo Bolsonaro / Paulo Guedes reduziu em 10% as tarifas de importação para quase todos os setores. Será o golpe de misericórdia na nossa combalida indústria nacional.
Até mesmo o Banco Mundial, que costuma chancelar políticas econômicas liberais-suicidas como as de Paulo Guedes, projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá um dos desempenhos mais fracos do mundo em 2022. Um relatório do BM revelou que, entre mais de 170 países, apenas Mianmar e Guiné Equatorial terão desempenho mais fraco do que o Brasil.
Não vai sobrar pedra sobre pedra. Bolsonaro dizia que FHC deveria ser fuzilado. O que é o governo Bolsonaro, com seu fiel psicopata Paulo Guedes, senão uma imitação menos sofisticada de Fernando Henrique Cardoso?
Bolsonaro, seguindo sua própria linha de pensamento, deveria se matar.
Siga no Twitter: @andrenunesfnt
Inscreva-se no YouTube: Portal do André Nunes
15/01/2022
Comentários
Postar um comentário